Famílias tipográficas

 Famílias tipográficas

Olá! Hoje vamos abordar o seguinte tema: famílias tipográficas.

Tipografia é o processo de criação das formas em um texto. Em sua definição, seria o processo artístico e técnico para a produção de tipos, desde a construção dos caracteres até a impressão deles. Está presente em todos os meios de comunicação que usam da linguagem escrita, como por exemplo: livros, jornais, revistas, blogs e muito mais.

Mas em geral, seria o estudo sobre os diferentes estilos de letras, o tom do texto e o layout mais adequado para a eficiência na comunicação, envolvendo o leitor e transpassando o intuito do texto.

A tipografia está em todo o lado, seja nos livros que lemos, sites que visitamos, exemplos que vemos no nosso dia a dia, como os sinais de transito ou embalagens de produtos. Ou seja, entendemos por 

Resumidamente tipografia é:

- O estilo ou aparência de um texto;

- A arte de trabalhar com texto (como criar documentos ou projetos para o trabalho ou escola).

As famílias tipográficas por sua vez, são formadas pela união das variações dessas fontes, desde sua grossura, formas, pesos até a forma em itálico por exemplo:

-Góticas;
-Romanas;
-Cursivas;
-Latinas;
-Egípcias;
-Grotescas;
-Fantasia.

Vamos então abordar 2 tipos de fontes, como devem imaginar há muitas, por isso, vamos focar-nos nestas: Arial e Calibri.


Arial (by Rita)
Para saber quando a fonte Arial foi desenhada, é preciso voltar a 1982, quando Robin Nicholas e Patricia Saunders, duas trabalhadoras da Monotype Imaging, decidiram trabalhar na fonte, que tinha a função de se adaptar à impressão, especificamente para impressão. Não foi até 1992, quando a Microsoft tomou a decisão de mudar seu nome, como resultado do lançamento do Windows 3.1.
Foi desenhada com a ideia de criar uma tipografia semelhante à Helvetica, em termos de medidas e proporções. 

As suas características:

Também conhecida como Arial MT, é uma fonte contemporânea sem serifa, com um estilo funcional, simples e padrão. É capaz de se adaptar ao corpo do texto contínuo. É uma das fontes mais utilizadas em programas como o Word e em praticamente todas as versões do Windows. Sobre as características desta tipografia, podemos dizer que Possui boa legibilidade em diversos tamanhos, podendo ser aplicado tanto em mídia impressa (publicidade, textos, cartazes, jornais) quanto em mídia online..

Tem um design mais arredondado que o Helvetica, com curvas mais suaves. Os traços são cortados na diagonal, o que contribui para uma aparência menos mecânica. O estilo dos glifos de origem árabe vem do tipo de letra Times New Roman. Ele também possui hinting, que são especificações que ele contém para que possa ser impresso corretamente em dispositivos de baixa resolução, como um monitor.





Calibri (by Raissa)

Calibri é uma família tipográfica sem serifa, mais conhecida como a mais antiga fonte da suíte Microsoft Office 2007. Ela substitui a família Times New Roman (para o Microsoft Word) e Arial (para o Microsoft PowerPoint, Excel e Outlook).

O designer da família criada para a Microsoft foi Lucas de Groot, para se beneficiar da tecnologia de renderização ClearType da empresa. Calibri é uma das seis novas famílias tipográficas ocidentais (alfabeto latino, grego e cirílico) da coleção ClearType distribuídas com o Windows Vista, e a primeira sem serifa a ser utilizada como a fonte padrão do Microsoft Word. Para títulos, a Microsoft desenvolveu a fonte Cambria (No Office 2013 é usado Calibri Light como predefinição).

 Em uma pesquisa realizada por pesquisadores da Wichita State University, nos Estados Unidos, Calibri era a fonte mais popular para e-mailmensagens instantâneas e apresentações de PowerPoint. 

Calibri apresenta hastes e cantos sutilmente arredondados que são visíveis em tamanhos maiores. Sua forma inclinada é um "itálico verdadeiro" com influências de caligrafia, que são vistas em muitas fontes modernas sem serifa. O tipo de letra inclui caracteres latinos, latinos estendidos, gregos e scripts cirílicos.




Também nos foi pedido para criarmos uma nuvem de palavras.
Uma nuvem de palavras é um recurso visual composto por palavras soltas a respeito de um determinado assunto. Esta ferramenta é constantemente usada na ciência para evidenciar as palavras mais mencionadas num texto. Decidimos fazer duas nuvens de images: uma com o assunto deste trabalho, as famílias tipográficas, e outra imagem com palavras associadas ao nosso blog através do seguinte site: https://wordart.com/.













Webgrafia:
https://www.futuraim.com.br/blog/tipografia-conceito-e-familias-de-fontes
https://www.creativosonline.org/pt/historia-de-la-tipografia-arial.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Arial
https://pt.wikipedia.org/wiki/Calibri
https://viacarreira.com/nuvem-de-palavras/
https://viacarreira.com/nuvem-de-palavras/


Comentários