Biometria
Biometria
A palavra biometria (do latim bio + metria) é a medição de vida. Num sentido mais abrangente, a expressão diz respeito à medição de aspetos físicos, biológicos e até comportamentais de seres vivos.
Esta trata-se da ciência e a tecnologia da medição e análise de dados biológicos. Em tecnologia da informação, a biometria refere-se a tecnologias que medem e analisam as característicaqs do corpo humano, tais como o DNA, impressões digitais, retinas e íris, padrões de voz, padrões faciais e medições de mão, para fins de autenticação.
Quais os tipos de biometria mais conhecidos/utilizados ?
1. Impressão Digital- é o mais antigo e de menor custo para implementação. É extremamente confiável, dada a baixíssima mutabilidade dos dados ao longo do tempo. Pelo facto das digitais se manterem as mesmas por toda a vida, a única possibilidade de apresentar problemas é se a pessoa perder as suas digitais. Por esse mesmo motivo, o método continua a ser utilizado sozinho ou combinado com outros.
Aplicações práticas- ratos e teclados de computadores, soluções de segurança para a Internet, sistemas bancários on-line, fechaduras para portas, sistemas de controlo de acesso, máquinas com tempo e ATMs.
2. Reconhecimento Facial- presente até em telemóveis, consiste em esquematizar um rosto, seja em 3D (como o Face ID da Apple) ou em 2D (como a maioria dos smartphones). Cria-se uma imagem da pessoa que será utilizada para desbloqueio de funções e identificação. No entanto, existem alguns argumentos contra esta técnica: ao passo que o usuário envelhece o seu rosto pode alterar-se, devido á idade ou a cirurgias; pode ter um irmão gémeo idêntico e este conseguir passar-se por ele. Por fim, empresas e governos podem coletar dados do rosto das pessoas contra a vontade delas, fazendo fotos e vídeos em locais públicos e utilizando para os mais diversos fins (fator invasivo).
Aplicações práticas: registro de ponto, controlo de acesso, pagamento on-line, Ead, construção civil.
3. Reconhecimento de Íris- este tipo de biometria usando a íris (a parte colorida do olho humano, que controla a entrada de luz) é extremamente confiável, já que a membrana permanece a mesma ao longo de toda a vida. Diferente do método de leitura da retina, ele é bem menos invasivo e oferece um alto grau de confiabilidade, além de ser difícil de contornar. Entretanto, a implementação do método é bastante cara, embora cogita-se que a leitura da íris será o método mais usado a médio prazo, superando a impressão digital. Alguns telemóveis trazem um scanner de íris embutido na câmara, oferecendo tal opção de segurança para proteger os dados.
Aplicações práticas: controlo de acesso em locais restritos e aeroportos.
4. Reconhecimento de Voz- este método faz uma análise dos parâmetros físicos (cordas, vocais, laringe e etc.) e comportamentais, como sotaques, maneirismos, entonação e etc. O resultado é um perfil sonoro único, que em tese pode ser usado como uma assinatura biométrica. Com custo para a implementação baixo, a confiabilidade dos dados é pouca, já que qualquer ruído pode comprometer a coleta e análise da voz. Alterações causadas pela saúde ou mesmo pelo envelhecimento também derrubam os índices de acertos.
Aplicações práticas: Siri da Apple, a Cortana da Microsoft e a Alexa da Amazon.
5. Reconhecimento de Retina- é uma das biometrias mais seguras que existe, já que a disposição dos vasos sanguíneos varia de pessoa para pessoa, e não mudam. Os meios necessários para a coleta e leitura dos dados não são simples, o que dificulta a falsificação das informações. O usuário deve olhar para um dispositivo e uma luz infravermelha de baixa intensidade fará a "leitura" da retina. Embora seguro, é bastante invasivo e incómodo.
Aplicações práticas: instalações militares e governamentais.
6. Reconhecimento pela Digitação- pouco invasivo, baseia-se na análise do ritmo e cadência do usuário a digitar. Cada pessoa possui um estilo próprio, seja a quantidade de dedos que utiliza, a velocidade com que digita, a força que aplica às teclas e etc. Com baixo custo, a sua captação de dados não é tão simples e este é pouco confiável, já que o usuário pode mudar o estilo de digitação, de forma inconsciente ou intencional.
https://www.iberdrola.com/inovacao/vantagens-e-usos-da-biometria
https://tecnoblog.net/responde/o-que-e-biometria-tecnologia/
https://www.infowester.com/biometria.php
https://www.cnpd.pt/organizacoes/areas-tematicas/biometria/
https://www.kaspersky.com.br/resource-center/definitions/biometrics
https://gryfo.com.br/blog/2021/08/11/5-aplicacoes-tecnologicas-com-reconhecimento-facial/
Comentários
Enviar um comentário