A temática das fake news e deepfake
"A Mentira é tão antiga quanto a própria Humanidade"
Olá leitores, hoje trazemos duas temáticas importantes: fake news e deepfake.
As fake news existiam muito antes da Internet, desde a antiguidade que convivemos com mentiras. A mentira, é o contrário da verdade ou uma manipulação com o objetivo de ganho pessoal. Neste caso, é inventar algo sobre alguém, mentir, atacar uma reputação. Ou seja, é algo que nós fazemos com o objetivo de controlo e poder.
Por exemplo, em 1522 em Roma, estava a arrastar-se há muito tempo uma reunião de cardeais para a eleição de um novo papa, onde um dos cardeais fez um pedido a um escritor famoso chamado Pietro Aretino, onde pede que ataque outros candidatos. Os textos de ataque para os outros homens foram colocados na boca de uma estátua sem braços, composta unicamente pelo torço. A boca da estátua continha os versos satíricos, que tinham como objetivo atacar os outros rivais. Atualmente, na internet, podemos usar um perfil falso ou um verdadeiro e podemos publicar aquilo que quisermos, assim como divulgar qualquer tipo de informação.
Hoje em dia, com as redes sociais, existem redes próprias para partilhar essa informação falsa. O problema começa quando essas informações falsas aparecem tantas vezes repetidas, que as pessoas começam a acreditar.
Como as podemos identificar?
1-Não lendo apenas o título, mas a notícia inteira;
2- Confirmando a fonte e a autoria, deve sempre conter o autor e a data. Caso contrário devemos sempre desconfiar;
3- Pesquisando a mesma notícia na internet, comparando com as outras fontes. Sendo verdadeira, haverá certamente outras fontes fidedignas que estejam também a noticiar a mesma informação. Caso seja uma notícia falsa, é provável que encontre informações sobre a sua falta de veracidade;
4-É importante também fazer uma pesquisa dos factos citados na notícia;
5- Questionando qualquer informação ou notícia, mesmo que tenha recebido de alguém conhecido e perguntando-lhe qual a fonte da mesma.
Em relação ao deepfake, esta é umas das formas mais eficazes de enganar! Apenas colocar em vídeo pessoas a exprimir palavras que nunca disseram, substituindo a cara e, até mesmo o cenário. Essa técnica de inteligência artificial consegue ser tão realista, que pensamos que se trata de algo real e não de uma mentira. Como podemos observar no seguinte vídeo, com uma explicação mais detalhada.
Clique no link abaixo:
It’s Getting Harder to Spot a Deep Fake Video - YouTube
Webgrafia:
Relative truth - My Weekly Preview
https://www.internetsegura.pt/FakeNews
https://ensina.rtp.pt/artigo/alguem-falou-em-fake-news/
https://ensina.rtp.pt/artigo/
Comentários
Enviar um comentário